segunda-feira, 23 de abril de 2012

Preguiça...

        Hoje acordei com ela me pesando o corpo e brigando com meus olhos. Preguiça é uma daquelas coisas que podem ser controversas: se você está de bobeira pode ser ótimo, mas se está cheio de coisas para fazer....
         Tem gente que de tanta preguiça, fala que está com "pregui". Afinal, falar uma a última sílaba dá muito trabalho. Conheço uma pessoa que, para não assumir que está cometendo um dos pecados capitais, diz que não está com preguiça, mas com "falta de coragem". Particularmente, acho que são coisas diferentes. Dependendo do tamanho da preguiça, ao invés de correr de um leão, pode ser que você o convença a tirar uma sonequinha e ainda o use como travesseiro.
         Olhei no dicionário (http://www.dicio.com.br/preguica/) para ter certeza sobre a significado de preguiça. Lá explica que significa lentidão, moleza, morosidade. Então você pode estar com preguiça porque resolveu assistir aquele filme até às 2 da madruga, ou pode ser que você está até bem alerta, mas não está com um pingo de vontade de tolerar aquele pelinha lá do seu trabalho ou uma ida ao banco no início do mês.
          Acho que existem algumas preguicinhas clássicas. Uma, é aquela que sempre dá as caras depois da feijoada de domingo. Você não perdoou nada e ainda encarou o pavê de sobremesa. Nessas horas é preciso muita atenção. Se você resolver se esparramar no sofá da sala, tenha certeza de que o controle remoto está ao seu alcance. Do contrário você vai ficar cochilando ao som de Faustão ou (horror dos horrores) Raul Gil. Isso vai acabar te dando um pesadelo.
          Outra clássica é quando você está na cama, quaaaaaseee dormindo. E eis que te dá aquela vontade de fazer xixi. Oh dilema. Ir ou não ir. Será que rola de esperar até amanhã? Mas aí pode ser que você acorde no meio da madrugada para ir ao banheiro e não consiga dormir mais. Por outro lado, você já está tão bem acomodado(a) na sua caminha. Levantar vai bagunçar tudo. Você nem dorme, nem vai ao banheiro  e fica nesse chove não molha (é muita sacanagem falar de chuva quando você está com vontade de fazer xixi?) até sua bexiga ou seu sono vencer a questão por você. Só reze para não dar empate. Senão ou você vai molhar a cama ou vai acordar de manhã com um bruta torcicolo por ter dormido sentada no vaso, se você for mulher. Não quero nem imaginar o que pode acontece se você for homem.
          Parece impossível e talvez, até um pouco incoerente, mas existe também a "preguiça de ir dormir". Acontece quando você está cansado(a) e cai no sofá (já deu para reparar que ele é uma das armadilhas mais poderosas da preguiça). Você está com sono. Aí lembra que até chegar a sua cama, ainda precisa: escovar os dentes, trocar de roupa, retirar a maquiagem, tomar banho, fechar a casa, por o cachorro na casinha dele, preparar as coisas para o dia seguinte. É tanta coisa que você fica enrolando vendo aquele filme até as 2 da manhã...

Nenhum comentário:

Postar um comentário