sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Chiavenato Nada! É SuperNanny!

           Quem já estudou alguma coisa relacionada a administração com certeza já ouviu falar de Idalberto Chiavenato, principalmente quem fez alguma disciplina de gestão de pessoas. Eu mesma tenho dois livros dele. Ambos da área de RH. Nesses livros, é possível achar entre outras coisas, vários estudos e técnicas sobre motivação e liderança. Muito bons, muito úteis.
            No entanto, outro dia, assistindo o programa Supernanny no GNT, reparei como RH tem muito de psicologia infantil. Os pais têm de aprender a ser líderes que motivam seus filhos a fazerem o que é melhor para eles mesmos e para a empresa, digo, família. Não é fácil. Por exemplo,  muitos pais tem o péssimo hábito de "bater e soprar" o que envia sinais truncados aos subalternos, digo, pimpolhos.
            Vendo o programa pude reparar que muitos gestores têm problemas muito semelhantes aos dos pais, como não saber a diferença de impor limites e de estapear o cocuruto do moleque, digo, funcionário, digo....ah! nem sei mais!
              Fiquei pensando como as técnicas da Supernanny Jo Frost poderiam ser aplicadas com funcionários, clientes (sim, muitas vezes clientes precisam ser educados), namorados (as), etc e tal.
              Eis que num belo dia na empresa, chega a Dona Mary Poppins! Ela se depara com os funcionários que se recusam a usar os EPI´s e vivem enganando na limpeza. Ela dá aquele olhar de reprovação e começa a cantar "A Spoonful of Sugar" e todos os funcionários começam a trabalhar sorridentes e cantarolantes.
             Mas, o Silveirinha se recusa a fazer as tarefas mesmo assim. Bronqueia e ameaça a chamar o sindicato. Num dá outra: Dona Mary Poppins coloca ele direto no time out. Não sem antes instruir o gerente para falar com o Silverinha pensar no que ele fez. Passado o tempo, o gerente acompanhado de Dona Mary Poppins pergunta ao Silverinha se ele sabe o motivo do castigo. Silverinha,  com os olhos baixos, resmunga que ele não tinha sido um bom funcionário. Pede desculpas fazendo beicinho. O gerente e Silverinha se abraçam com olhos lacrimejantes. E esse foi mais um trabalho bem feito da liga das Supernanys!

Nenhum comentário:

Postar um comentário