segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O Livre Arbítrio e a Culpa

           Sim. Nós temos direito divíno ao livre arbítrio. Pelo menos, assim está na Bíblia. Podemos escolher fazer o que bem entendermos com as nossas vidas. Quero dizer....em tese.
           Se você é um indivíduo(a) mínimamente de bem, a culpa vai te pegar. E sinta-se grato caso você seja só uma pessoa de bem sem vínculos religiosos. Porque se for uma pessoa de bem e religiosa, o peso da culpa é ao quadrado (ou ao cubo, dependendo do peso que você atribui às chantagens emocionais de familiares também religiosos).
            O lance do livre arbítrio não é bem escolher o que se quer fazer. Na verdade é escolher a culpa que se quer carregar. Quanto menos culpa você suporta, mais certinho você tende a ser. Mas quero lembrar que isso só se aplica aos mínimamente corretos. Para os espíritos livres, ao invés da culpa, o algoz pode ser uma ressaca brava ( alcóolica mesmo. Não moral), uma intoxicação alimentar, quem sabe um pé quebrado ou uma tatuagem com o nome "Nadir" que você não sabe quem é e muito menos de que sexo seja.
             Na verdade, a culpa funciona, mais ou menos, como um regulador do livre arbítrio. Assim, apesar de ter a liberdade para escolher, a culpa faz a balança pender um pouquinho para o bom mocismo. A culpa é como um lobbista das boas ações. Sabe aqueles desenhos em que tem o anjinho e o diabinho? Pois é, o anjinho se chama Culpa. O diabinho eu não sei, mas é amigo do(a) Nadir.

2 comentários:

  1. E o que cabe as pessoas desatentas? A Elas pode não caber culpa por simplesmente ignorar qualquer mau feito. Invejo mais esses que qualquer outro!
    Tem também quem não sente culpa mesmo e simplesmente justifica seus atos pela situação de igualdade com outros maufeitores. Se um pode, abre precedentes aos outros.
    Eu tenho culpa de algumas coisas, mas não todas as coisas erradas que eu fiz. Isso é mais pessoal que n° de documento! hehehe

    ResponderExcluir
  2. Eu sei que o que escrevi não se aplica a todos os casos. Mas acredito que o livre arbítrio não é tão livre assim, uma vez que vc tem de lidar com as consequências do que escolhe. Mas eu queria escrever um pouco sobre a culpa que a gente sente quando é precionado a fazer "a coisa certa".

    ResponderExcluir