terça-feira, 21 de setembro de 2010

( ! )

           Dia desses, enviei um texto para a amiga Carol dar uma olhada. Não podia imaginar que o retorno influenciaria minha vida em grandes proporções. O texto voltou todo amarelinho de correções e observações. As que chamaram mais minha atenção foram sobre o sinal de exclamação. Ela disse que parecia que tudo estava muito alegrinho. Chegou até me chamar de "exclamona"! Fiquei com a leve sensação de que deveria ter ficado ofendida....
           Na dúvida fui pesquisar no Oráculo (salve!). Lá, encontrei um link para um texto do Observatório da Imprensa intitulado "Ponto de Admiração" do Gabriel Perissé. No texto, são várias as manifestações de diversas fontes contrárias ao sinal. Para mim, o fundo poço foi a frase "O ponto de exclamação é o crachá da incompetência" dita, pelo blogueiro Rafael Galvão. A essas alturas eu já estava respirando em um saco de papel e com olhos arregalados.
            Recuperada do susto, lembrei de uma professora dos meus tempos de ...melhor esquecer. Bem, uma professora disse que o sinal de exclamação era para enfatizar emoções. Aparentemente não são todas as emoções! (sim, está certo. O sinal está indicando assombro)
             Toda essa história me fez pensar no porque de tantos erros. Acho que uma das razões é o "Word". Antes, quando era caneta no papel, éramos obrigados a pensar se estávamos escrevendo certo, a lembrar das regrinhas e decorebas. Com corretor automático a gente não gasta mais a memória. Estou começando a achar que memória é como bolsa de couro: se você não usar acaba estragando!
             Não estou fazendo manifesto contra o "Word". Acho ele muito útil. Mas vou passar a confiar menos nele e tentar botar minha cabeça para trabalhar mais e talvez comprar uma gramática atualizada. Agora você faz o que achar melhor.
           

4 comentários:

  1. adorei!
    Eu sou uma que tem problema com as exclamações alheias. Prefiro as reticências...
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Nossa, eu naum uso muitos pontos de exclamação... mas reticências são um vício,rs... assim como o "naum",rs...
    bjocas...

    ResponderExcluir
  3. Pelo visto, vocês duas gostam de deixar as coisas no ar....
    hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Volta, Stellinha, tô sentindo falta dos seus textos!

    ResponderExcluir